REUNIÃO 5 MINUTOS 4ª FEIRA 11/07/2007



CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

Além da poluição dos mananciais, o desperdício (altíssimo no Brasil) também é preocupante. Infelizmente não dá para fazer água: ela é um recurso natural limitado. Realidade incompatível com o consumo que, nos últimos 55 anos, triplicou! Com o tempo, sua captação vai ficar mais cara e difícil e as empresas de abastecimento terão de gastar cada vez mais recursos para torná-la potável para uso humano. Portanto, só há uma saída: economizar. E saber exatamente porque isso deve ser feito, pode ajudar a mudar, mais rapidamente, a postura de todos nós.

Veja o impacto real que duas ações desmedida em relação à agua tem na nossa vida e, consequentemente, no planeta:

Não jogue o óleo usado em frituras na pia ou no ralo: Um litro de óleo de cozinha que vai parar nos rios contamina cerca de 1 milhão de litros de água, equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos.

Não use o vaso sanitário de lixo: E você sabia que, se os 16 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo deixassem de dar apenas uma descarga por dia devido ao papel higiênico, aos cotonetes ou aos cigarros jogados no vaso sanitário, seriam economizados cerca de 160 milhões de litros d'água? O equivalente ao abastecimento diário de uma cidade como Santo André, na Grande São Paulo.
fonte: SABESP.