Lançado no dia 12 de Maio, o Programa Brasileiro de Inventário Corporativo de Gases de Efeito Estufa vai auxiliar as empresas a quantificar suas emissões com base em critérios internacionais do GHG - Greenhouse Gas Protocol.
A iniciativa é de adotar a metodologia mais utilizada por corporações internacionais para saber como andam as emissões de gases de efeito estufa nas empresas brasileiras.
As empresas e instituições públicas que aderirem à proposta receberão orientação técnica e institucional, a fim de compreenderem, quantificarem e gerenciarem suas emissões, além de aprenderem a realizar inventários e relatórios com os dados obtidos, a partir da metodologia utilizada pelo Protocol GHG - Greenhouse Gas Protocol.
A partir de um conhecimento detalhado do perfil das próprias emissões, cada corporação terá mais condições de desenvolver e implantar medidas eficazes para reduzir seus impactos sobre o meio ambiente e as mudanças climáticas. A participação no programa será feita de forma voluntária.