REUNIÃO 5 MINUTOS 6ª FEIRA 21/09/2007

"TI verde": empresas podem investir em preservação
Em meio a uma grande discussão social sobre aquecimento global e problemas ambientais, os profissionais de tecnologia da informação (TI) devem se tornar ativistas na preservação do meio ambiente. Muito mais do que agirem como cidadãos em suas casas, separando e reciclando o lixo e praticando o consumo consciente, eles podem se tornar um "TI verde" no âmbito profissional, noticiou o site InfoMoney.
Procure aumentar a vida útil dos acessórios, como mouses e teclados. Assim, estará consumindo de maneira a pensar no meio ambiente e no menor acúmulo de lixo em aterros. Faça trocas apenas quando necessárias. Instrua as pessoas na empresa a manusear de forma consciente o computador, para diminuir as chances de quebrá-los.
Além de plástico, os aparelhos computacionais ainda contêm grande quantidade de chumbo e mercúrio, os quais podem contaminar a água de lençóis freáticos. Por isso, na hora de descartá-los, esteja atento para que os equipamentos não possam mais ser usados. Caso contrário, envie para um local onde as peças podem ser reestruturadas.

REUNIÃO 5 MINUTOS - 20/09/2007 5ªFEIRA

10 dicas de consumo consciente
1. Não seja impulsivo. Planeje antecipadamente e compre menos e melhor.
2. Consuma apenas o necessário.
3. Reutilize produtos e embalagens: não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.
4. Separe seu lixo: recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.
5. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
6. Não consuma produtos piratas ou contrabandeados.
7. Contribua para a melhoria de produtos e serviços.
8. Divulgue o consumo consciente
9. Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.
10. Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.