RECICLE SUAS IDÉIAS DIGITAIS
Todos sabemos que, hoje em dia, é praticamente inviável não usar computadores. Mas, tomando consciência dos impactos que o seu uso causa, o consumidor pode contribuir para que os reflexos positivos dessa tecnologia sejam maiores que os danos ao meio ambiente.
1) Avalie: há mesmo necessidade de comprar um novo computador? Algumas vezes, um “upgrade” (troca de peças específicas, mantendo a “carcaça”) basta para atender às necessidades do momento.
2) Conserte seu computador em vez de aproveitar o primeiro problema para trocar a máquina por outra nova.
3) Dê destino certo ao computador velho em caso de troca. Procure uma empresa que faça a reciclagem dos equipamentos. Reciclagem é que permite não consumir recursos naturais não-renováveis, além de prolongar a vida útil dos materiais. “O plástico de um componente passa a ser matéria-prima para outro produto”, além disso a reciclagem “libera os aterros sanitários para o que é mesmo lixo e os aterros controlados para outros produtos que ainda não têm tecnologia viável [de tratamento]”.
4) Em caso realmente da necessidade de troca, doe o computador antigo. Pode ser para algum conhecido ou para entidades que utilizam o computador como está ou comercializam sua sucata com empresas recicladoras.
FONTE: Instituto akatu