REUNIÃO DE 5 MINUTOS - 6ª FEIRA 25/01/08

Amazônia em Pauta - Atualidade



Um dia após revelar um aumento expressivo na taxa de desmatamento da Amazônia nos últimos meses, o governo federal anunciou ontem (24) uma série de medidas para conter a devastação da floresta. Entre elas, a intensificação dos trabalhos da Polícia Federal e a participação do Exército no combate ao desmatamento.
Após reunião extraordinária convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com integrantes de vários ministérios, as medidas, que também prevêem o fim do financiamento por órgãos públicos de atividades que levem ao desmatamento, foram anunciadas em conjunto pelos ministros da Justiça, Tarso Genro, Agricultura, Ronald Stephanes de do Meio Ambiente, Marina Silva.Também estão entre as medidas a fiscalização de propriedades rurais em 36 cidades consideradas críticas, que serão nomeadas em portaria a ser publicada hoje (25).
Foi determinado ainda o controle da atividade agropecuária na região e a criação de uma área de preservação no entorno da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus."O objetivo é estruturar mecanismos institucionais para impedir o desmatamento", disse Genro, que também anunciou que a Polícia Federal deve iniciar no próximo dia 21 uma operação de combate ao desmatamento na região amazônica.

8 comentários:

Anônimo disse...

Mirthes Mirian

Até que enfim o governo começa a olhar com mais carinho para amazônia,como cidadã espero que as medidas sejam efetivas e que realmente se materialize estas medidas pois, estamos cansados de saber e ver através de fotos de satélites, matérias em jornais e o devido respeito a estas medidas não acontecem. Que seja totalmente efetiva as medidas agora tomadas.

Anônimo disse...

Flávia, Robson e Abadia.
É muito bom saber que o Governo têm se preocupado com a questão ambiental do nosso país. Porém, as medidas devem ser cumpridas e não ficarem só no papel como tantas outras promessas.

Anônimo disse...

Bruna
Ainda bem que as autoridades competentes acordaram, pois se continuasse assim daqui uns 5 anos já não existiria mais a floresta amazônica.

Anônimo disse...

Consuelo,Gustavo e Sabrina.

Uma noticia como essa,reforça ainda mais a necessidade de uma conscientização individual em massa.

bjos e bom final de semana a todos...
:]

Anônimo disse...

Equipe de ensino: Marcelo, Mirena, Gustavo e Adriano

Essas medidas já deveriam ter sido implantadas a algum tempo. Vemos todos os dias nos noticiários como a Amazônia tem sido alvo do desmatamento. Servem também de incentivo para nos conscientizarmos da importância da preservação das nossas florestas.

Anônimo disse...

Suzilei, Ana Flávia, Cázar, Wellington Segundo:
É muito importante esta conscientização do governo, pois todos nós já sofremos muito com efeitos causados pelo desmatamento, não só da Floresta Amazônica mas de todo o mundo.

Anônimo disse...

Além dessa medida do governo, deverá sempre existir uma conscientização das pessoas mais esclarescidas para com os demais, em função de orientar quanto a não comprar móveis, por exemplo, que não seja de produção de madeira de plantio.
Outra questão é levar esta situação às escolas pois com isso, formaremos pessoas mais conscientes ecologicamente.
Amazônia é o PULMÃO DO MUNDO e o que parece é que se não cuidarmos logo desta questão, o mundo terá uma PNEUMONIA logo logo...

Anônimo disse...

Finalmente o governo olhou para esse lado do desmatamento da Amazônia, a preservação da mesma, é com certeza um bom investimento que o governo e todos nós brasileiros podemos aplicar para o futuro.Por ser o "pulmão do mundo", deve continuar a ser prestigiada por várias partes do mundo, o que nós brasileiros, ganharemos um conhecimento a mais, e muito mais qualidade de vida.