A luz que vem do lixo
Termelétrica movida com queima de resíduos urbanos vai abastecer campus UFRJ
Nestes tempos em que encontrar maneiras de preservar o meio ambiente é um tema cada vez mais discutido, um projeto em andamento no campus da UFRJ, na Ilha do Fundão, pode apontar a saída para um problema de difícil solução: a destinação final do lixo produzido nas grandes cidades. Implantada em uma área de 5 000 metros quadrados, a Usina Verde produz energia a partir de resíduos. A unidade piloto tem capacidade para gerar força e luz suficientes para abastecer 2 300 residências. Para isso, incinera 30 toneladas de lixo por dia, o equivalente à quantidade produzida por uma população de 45 000 pessoas. O "combustível" vem de um aterro sanitário da Comlurb, no Caju. "É uma termelétrica que funciona usando resíduos urbanos em vez de óleo diesel ou carvão", explica Jorge Nascimento, gerente de operações da usina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Com certeza essa iniciativa vai fazer bem para o meio ambiente pois os residuos não serão jogados no ambiente e sim vão ser reutilizados para "abastecer" a usina termoeletrica.
essa iniciativa sera muito importante para a cidade pois o "lixo" sera reutilizado na usina e nçao ira para o meio ambiente.
Muito legal.
Eu achei muito interessante quando fala que a energia e produzida a partir de residuos.
Porum lado acho que é bom mas mesmo a energia sendo gerada de forma mais barata existe diversas maneiras de produsir energia de um jeito menos poluente e que os idealizadores desse projeto deve pensar melhor sobre a queima desse combustiveis.
por mais que a energia seje gerada de forma mais barata e menos polunta não podemos esquecer que tem grande quantidade de dinheiro investido nisso tudo e que de uma forma ou de outra temos que continuar enconomizando em casa e com nosso planeta....
Muito importante esta iniciativa...
Pois utilizar o lixo para abastecer uma usina importante e bom para a nossa saúde...
Que legal esta idéia.
Esse sistema tinha que ser adotado pelos mineiros também.
Minas gasta uma quantidade estráordinaria de resíduos que poderia ser reeaproveitada com uma outra ultilidade.
É uma iniciativa de bom consumo e que vai nos ajudar a conservar o meio ambiente de uma forma simples objetiva e mais em conta para nos mesmos.
Quando penso na quantidade de lixo que cada um de nós produz diariamente fico muito feliz com estas iniciativas pois, assim fica mais fácil de acabar com tantos degetos que colocamos na natureza.
Com certeza é uma boa iniciativa,pois poderemos conseguir um planeta mais limpo e saudável com a queima desses resíduos.Enfim conseguiremos uma maneira de descartar o lixo sem sujar o nosso planeta.
O reaproveitamento de materiais para a produção de energia é uma maneira de que utilizar da matéria que seria descartada ao ambiente.
Postar um comentário