REUNIÃO 5 MINUTOS 2ª FEIRA 16/07/2007



4Rs DO CONSUMO CONSCIENTE:
Contribuição: Instrutor Gustavo - Bit Company Araxá.

Repensar Refletir sobre os seus atos de consumo, buscando que seu comportamento e atitudes de consumo contribuam para a construção de um mundo melhor.

Reduzir Consumir apenas o necessário e evitar a geração de lixo é o mais importante. Recusar sacolas e sacos plásticos, evitar embalagens desnecessárias e uso de produtos descartáveis é um bom começo.

Reutilizar Aumentar a vida útil dos produtos e materiais também evita a geração de lixo. Escolher produtos com maior durabilidade e evitar o desperdício de recursos, por exemplo, usando os dois lados do papel, vale a pena.

Reciclar Não misturar os materiais recicláveis (papéis limpos, vidros, plásticos, metais) com o lixo comum e encaminhá-los para reciclagem é fundamental. Apóie programas de coleta seletiva e cooperativas de catadores.

14 comentários:

Anônimo disse...

Hoje, em nossa primeira reuniao, Fabrício iniciou nossas atividades com a discussao acerca do que estamos fazendo para um mundo mais limpo para um mundo mais azul, e o que podemos fazer e onde podemos fazer para melhorar o nosso meio ambiente. A ideia principal da discussão foi que devemos comecar a mudar o nosso meio começando por nós mesmos.

Equipe ART-Projetos.
Paulo Venício, Diego, Fabricio, Rafael, Jonathan e Guilherme.

Anônimo disse...

Participam da reunião:Abadia, Flávia, Camila e Yukie.
Um exemplo notável é o que acontece nos supermercados, hoje o consumo de alimentos prontos é muito grande e ainda são utilizados para consevá-los as embalagens de Isopor (produto não reciclável).Então ao invés de comprar o produto que esta embalado com isopor, podemos pedir que este seja substituído por Alumínio (produto reciclável).

Anônimo disse...

Dica legal - Após visita ao centro de reciclagem e lixão da cidade (poeira demais da conta rsrs):

Separe corretamente o lixo para reciclagem
A reciclagem é um processo que começa em casa, mas continua fora dela e depende de muitos agentes. O consumidor só participa do primeiro passo da reciclagem, que é a separação do lixo, mas se ele não der esse passo, dificultará todo o resto da tarefa. A forma mais simples de fazer essa separação é isolar o lixo seco do molhado.

O lixo seco consiste sobretudo em embalagens, papéis, revistas e jornais. O lixo úmido ou orgânico é basicamente composto pelos restos de alimentos e folhas.

Isso talves muita gente sabe, mas um detalhe que achei interessante nessa materia é a contaminação dos materiais envolvidos. Um material reciclável (uma embalagem de plástico, por exemplo), em contato com contaminantes (óleos, graxas, colantes, solventes etc.) deixa de ser reciclável (não vale a pena pela dificuldade de remoção dos contaminantes). Portanto a correta separação dos materiais é vital para que a cadeia de reciclagem seja bem sucedida.
É isso aí.
=)

BIT COMPANY ARAXÁ disse...

Parabéns ao pessoal da Art Projetos e também ao comentário muito oportuno de Gustavo sobre a questão da reciclagem.
Sobre comidas em alumínio ao invés de isopor,taí, aprendi algo novo.
valeu secretaria. Show seu comentário também.

Anônimo disse...

Bruna,Consuelo,Margarete,Sabrina.
Dê preferencia a alimentos frescos e orgânicos,evitando o excesso de embalagens e preservando o meio ambiente, a sua saúde e de seus familiares.

Anônimo disse...

Carlos Eugênio, Amauri, Mirthes
Percebemos a necessidade de diminuir o consumo de sacolas de supermercados pois elas tem um tempo de decomposição muito grande. Alguns supermercados já utilizam sacolas de tecido e caixas de papelão (alternativas interessantes para o Consumo Consciente).

Anônimo disse...

As fontes limpas de energia:
- Os ventos podem atender 10% da demanda por eletricidade no mundo.
- A energia solar cresce 33% ao ano. Em 2040, poderá suprir até 25% da demanda energética no mundo.
- Estima-se que, com os cuidados necessários e o uso de novas tecnologias, a geração de eletricidade a partir da biomassa (madeira, álcool, óleos vegetais, restos agrícolas, esterco de animais ou resíduos domésticos e industriais) possa produzir em 2050 energia equivalente à que seria gerada por usinas hidrelétricas e nucleares.

Anônimo disse...

Turma de Consumo Consciente
16 pessoas
A aluna Maria Tereza da Silva Inácio, já reutiliza produtos, lavando caixinhas de Tetra Pak, vidros de nescau para fazer artesanatos, reutiliza vidros de maionese para armazenar temperos etc....
Recebemos hoje a visita das Sras. Mirian e Keila da Cooperare que explanaram sobre a importância da reciclagem e coleta de óleo saturado para produção de Biodiesel.

Anônimo disse...

Achamos estremamente útil a idéia que o Gustavo postou que um material reciclável em contato com óleos, graxas, etc... deixa de ser reciclável.
Essa é, para nós, uma informação nova e muito pouco divulgada pela mídia.
Cabe a nós, passar a mensagem para frente.

Anônimo disse...

Reuniao 5 minutos dia 17/07/2007.

Hoje em nossa reuniao colocamos em pauta o seguinte assunto:com toda a tecnologia que nos cerca e meios de diminuir o consumo de energia e agua em nossa casa, como aquecedor solar e reaproveitamento de agua, ainda geram um custo elevado para implantar em nossas casas, e a discussao de hoje girou em torno do questionamento compensa pagar este preco? os beneficios sao satisfatorios?

conclusao: É real que o prerço ainda esteja elevado, mas a medio e longo prazo o preço se torna irrisório comparando ao beneficio para o nosso planeta e economia para o nosso bolso tambem.

Um abraço a todos,

Equipe ART-Projetos

Anônimo disse...

Demos seguir essas quatro idéias:REPENSAR;REDUZIR;REUTILIZAR e RECICLAR.Concerteza seguindo essas iéias seremos consumidores conscientes!

Anônimo disse...

Ei...pare,pense um pouco em tudo o que voce consome,tenho certeza que da para consumir menas coisas,pense que o que voce joga no lixo as vezes da para ser reutilizado,e so voce juntar e entregar para o caminhao de coleta que eles vao reciclitar.

Anônimo disse...

Se seguirmos esse 4rs com certeza poderemos mudar o mundo e nao para pior como estamos fazendo a muuito tempo, mais sim para melhor.

Anônimo disse...

essa ideias tem que se seguida por uns e que com isso os outros vem e possa fazer o mesmo!!!